Dicas de Saúde

Você já pensou em ter seus dentes mais brancos?

    Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações.
    Existem duas técnicas de clareamento dental, um consiste no clareamento a laser,feito no consultório odontológico, e outra com o uso de moldeiras, feito em casa, porém com a orientação do cirurgião-dentista.
    Ambas as técnicas consistem na utilização do mesmo componente, porém com concentração diferente,sendo o do clareamento no consultório muito mais concentrado, o que fará o tratamento ser mais rápido,porém com maior sensibilidade dentária após o tratamento.
    A diminuição do consumo de comidas pigmentadas (café,coca-cola,etc..) também é importante durante o tratamento.
    Então,se você tem interesse em clarear o seu sorriso, nos procure, marque uma avaliação,e deixe seu sorriso ainda mais bonito!!!




Escova de dentes esconde vírus,fungos e bactérias



   O ideal é deixar a escova respirar sobre um suporte limpo e aberto, mas longe do vaso sanitário.


É recomendação antiga. Escovar os dentes é um cuidado simples, mas importante. Depois das refeições, antes de dormir, ao acordar, todo mundo sabe. O que nem todo mundo sabe é que a escova de dentes pode acumular muita sujeira.

Que a escova limpa os dentes ninguém duvida. "Tem que escovar, senão dá bichinho, dá cárie e dói", afirma Willian Henrique Petean, de 7 anos.

Mas será que ela está limpa? Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto mostra que, sem o cuidado necessário, a escova pode virar um ambiente propício para a multiplicação de vírus, fungos e bactérias.

"Em condições normais, o indivíduo tem cerca de 900 espécies de bactérias na boca, então não é difícil imaginar que, se eu vou fazer uma escovação, esses microorganismos podem ser transferidos para as cerdas da escova”, explica o professor Paulo Nelson Filho, da Faculdade de Odontologia USP.

Com a ajuda de um microscópio eletrônico, os pesquisadores fotografaram a multiplicação das bactérias nas cerdas. Em uma única sujeirinha, estão bilhões de microorganismos. Segundo o coordenador da pesquisa, isso pode ser um problema fácil de ser evitado.

Antes de escovar os dentes, é preciso lavar as mãos. Usar sempre creme dental, que já elimina 25% dos microorganismos. Depois da escovação, é preciso lavar bem a escova com bastante água corrente, sem passar o dedo, e retirar o excesso de água.

Para completar a assepsia, o pesquisador também aconselha borrifar a cabeça toda com antisséptico bucal - o mesmo usado para bochechos. A fórmula, a base de clorexidina, pode ser encomendada em qualquer farmácia de manipulação.

A pesquisa também mostra que a higienização é só o primeiro passo. Não adianta limpar se a escova não for guardada no lugar certo. As dicas dos pesquisadores são simples: a escova deve ficar em local seco, ventilado e longe do vaso sanitário.

“As escovas ficam geralmente no banheiro, que na maior parte das vezes é o ambiente mais contaminado da casa. E ela está suscetível a contaminação por essas bactérias que não deveriam estar ali”, alerta o professor Paulo Nelson Filho.

Evitar lugares quentes e úmidos, como gavetas. Capinhas, só para viagem. Com os armários, é preciso ter cautela. Eles também podem impedir a ventilação, mas servem, para quem aplica o antisséptico. O ideal é deixar a escova respirar sobre um suporte limpo e aberto.

Se a escovação é a maior aliada contra as cáries, Laura Guimarães , de 7 anos já sabe completar a lição. "A escova tem que ficar em lugar seco, ventilado e longe do vaso sanitário".

Alimentos que combatem a cárie!
Frutas, Fibras e Hortaliças

A ingestão de alimentos ricos em fibras aumenta o fluxo de saliva, o que por sua vez aumenta a produção de defesas minerais que combatem a cárie. Grandes fontes de fibra são as frutas secas, como damasco, uva passa e figo, e as frutas frescas, como banana, maçã e laranja. Outras opções são leguminosas e verduras, como feijão, couve de bruxelas, ervilha, amendoim
, amêndoa e farelo de trigo.



Grãos Integrais

São ricos em vitamina B e ferro, importantes para a saúde da gengiva. Os grãos integrais também possuem magnésio, um ingrediente muito importante para os ossos e dentes, fora o fato de serem muito ricos em fibra. Farelo de trigo, arroz integral e cereais integrais e massas feitas com cereal integral são excelentes fontes de grãos integrais.


Doces


Quando dá aquela vontade de comer, pense em alimentos saudáveis, como os mencionados acima. Tente afastar-se dos doces, porque o açúcar se associa à placa e enfraquece o esmalte do dente, deixando-o mais vulnerável à formação de cáries. Na verdade, toda vez que comemos alguma coisa doce, nossos dentes passam os 20 minutos seguintes sob estado de sítio.


A Pirâmide Alimentar


Ao procurar uma dieta saudável para seguir, que faça bem aos dentes e ao corpo todo, procure ater-se à pirâmide alimentar. Sua estrutura indica as proporções de todos os grupos alimentares que precisamos ingerir ao longo do dia.


Fonte: www.oralb.com/brazil